Tenuta Delle Terre Nere Feudo di Mezzo Il Quadro Delle Rose Etna Rosso 2016

Recentemente, num jantar vínico entre amigos, alguém trouxe este vinho às cegas. Gostei muito do vinho, mas enquanto provava, confesso que não fazia puto de ideia do que estava a beber e as poucas suspeitas que tinha foram para latitudes bem distantes do Etna.

Quando chegou a hora de se revelar o que estavamos a beber, qual a surpresa de ver um Etna Rosso, do produtor Tenuta Delle Terre Nere. Curiosmante já conhecia este produtor através do branco Calderara Sottana, mas nunca tinha provado os tintos. Ao consultarmos a ficha técnica, ficamos a saber que este Tenuta Delle Terre Nere Feudo di Mezzo Il Quadro Delle Rose Etna Rosso 2016 (ufa!) é um monocasta de Nerello Mascalese (98%), temperado com 2% de Nerello Capuccio, duas castas nativas daquela região vulcânica e as mais representativas dos vinhos tintos produzidos no Etna. Uvas que são provenientes da Feudo di Mezzo, uma vinha Premier Cru com uma média de 60 anos de idade e situada na encosta norte do vulcão a uma altitude de 700 metros. As uvas escolhidas para este vinho são seleccionadas das melhores parcelas, que nesta vinha têm o nome de Quadro Delle Rose.

É um vinho cativante. Seja pela complexidade aromática, com aromas entre notas vegetais, de frutos silvestres e alguma especiaria, num registo expressivo mas nada aborrecido. Seja pela boca, macia, saborosa, de taninos finos, com sensações minerais e uma acidez muito bem proporcionada. É um vinho que não cansa, bebe-se descontraidamente e que apetece mais um copo. Merece ser conhecido e não será difícil encontrá-lo no comércio online (os Projectos Niepoort distribuiam este produtor em Portugal).

Resta referir que a Tenuta Delle Terre Nere é um projecto de Marco de Grazia, um dos pioneiros do Etna, que primeiro entendeu o potencial daquele terroir e dos primeiros produtores na região a produzir vinhos a partir de uvas de parcelas seleccionadas. Sem dúvida uma das maiores referências da região.

Tags from the story
, ,
Leave a comment

O seu endereço de email não será publicado.