SÉRIES REAL COMPANHIA VELHA

1 Linha Experimental de Vinhos // 10 Anos // 13 Referências // Mais de 30 Vinhos Alvarelhão Branco, Alvaraça, Branco Gouvães (ou Touriga Branca), Esgana Cão, Donzelinho Branco, Moscatel Ottonel, Samarrinho, Bastardo, Donzelinho Tinto,…

Veronica Ortega Cal 2018

Inexplicavelmente nunca tinha falado aqui nos vinhos e no projecto de Verónica Ortega, a actual menina bonita do Bierzo e uma das mais emocionantes protagonistas da actual cena do vinho espanhol. Depois de ser…

Cadernos da Casa do Outeiro

“Os cadernos de cozinha que nos trouxeram até aqui têm uma história bonita. Em 2019, estando a investigar o tema do pão e do milho em terras de Coura, tivemos o primeiro contacto com…

Adega Mãe Vinhas Velhas Vital Branco 2019

Conforme dei conta aqui, a Adega Mãe lançou recentemente quatro novos vinhos para o mercado. Entre eles uma novidade absoluta, o novo Tinto Atlântico, um monocasta de Pinot Noir, leve, fresco, easy drink, mas…

Quinta da Murta Classico 2015

O tempo passa e o The Wine of Shakespeare está cada vez melhor. Não estamos apenas a falar de um dos melhores Arinto que este país já viu nascer, estamos, sem exagero, perante um…

Número Primo Reserva Tinto 2018

O vinho é partilha, é companheirismo, é amizade, por isso é tão natural quando gostamos de um vinho querer dá-lo a conhecer a quem partilha esta paixão connosco. Hoje falo de um jovem projecto…

António Madeira Branco 2019 e Tinto 2018

Há já algum tempo que não estava com os vinhos do António Madeira. Estes colheita são vinhos que nunca conheci muito bem, pois chegaram ao mercado numa fase posterior, numa altura que não acompanhei…

Aphros Daphne 2020

Aphros Daphne 2020

Regresso aos vinhos Aphros aqui no pasquim. Chegou a vez do Daphne, um monocasta de Loureiro que já não bebia há muito, muito tempo. Aliás, que me lembre, só bebi uma vez o Daphne,…

Quinta do Síbio Rosé 2020

É sobejamente conhecida a dimensão histórica da Real Companhia Velha (RCV) e do seu património. No Douro, detém cinco propriedades, todas elas determinantes para o gigantesco portefólio de marcas da empresa. Mas há uma…

O Fugitivo Curtimenta Branco 2017

Entendo prefeitamente quando me dizem que não gostam deste vinho. Não é um vinho óbvio, fácil de gostar. Pelo contrário, é um branco bem desalinhado, de perfil oxidativo, muito seco, com fruta contida, acidez…

Pastel de Tentúgal

Quem circula pela Estrada Nacional 111, entre Coimbra e Figueira da Foz, vai cruzar-se, durante a passagem pelo concelho de Montemor-o-Velho, com a vila de Tentúgal. Se em tempos Tentúgal foi um local com…

Quinta das Carrafouchas Tinto 2013

É sempre um prazer voltar aos vinhos da Quinta das Carrafouchas. Depois de uma inexplicável ausência, recentemente regressei à bonita propriedade localizada em Loures, à boleia da gravação de um episódio dos Enochatos e,…