Cabeça de Xara

Há quem lhe chame paté, mas eu prefiro chamar-lhe de terrina. A Cabeça de Xara é uma iguaria alentejana feita com a cabeça do porco, onde se usam também as cartilagens e é muito…

10 Anos de Adega Mãe

Era evidente a felicidade e emoção com que Bernardo Alves, proprietário e administrador da Adega Mãe, fazia a retrospectiva da primeira década de vida deste projecto sediado em Torres Vedras. Foi durante a festa…

Camino del Norte El Soradal 2016

Hoje volto ao Bierzo, à região de Castela y Léon que faz fronteira com a Galiza (a Oeste) e com as Asturias (a Norte) e que nos últimos anos se tem revelado, no que…

Espumante Elpídio Superior Bruto 2013

Não consigo encontrar explicação para nunca ter falado dos espumantes das Caves São Domingos aqui no pasquim. São dos espumantes que mais consumo e que conseguem de forma exemplar, oferecer vinhos vivos, frescos, acutilantes,…

Abanico Tinto 2016

O Abanico Tinto, da Casa da Passarella, continua a ser dos vinhos mais consensuais que conheço. Acho difícil alguém não gostar deste vinho, seja o mais chato dos enochatos ou um bebedor ocasional que…

Hugo Mendes Vital 2018

Já não voltava ao Vital 2018 do Hugo Mendes há algum tempo. Da última vez, o vinho estava a dar as melhores indicações, que estava a crescer na garrafa e que podia contar-se com…

Erro Z 2018

Ladies and Gentleman, let me introduce to you… o melhor rosé português. Obviamente que é parvo dizer que este ou aquele vinho é o melhor, pois ninguém conhece todos e a apreciação de um…

La Del Vivo 2019

Raúl Pérez é um dos grandes nomes do vinho espanhol da actualidade. Nos últimos anos, os vinhos deste conceituado enólogo espanhol têm sido muito aclamados pela crítica internacional e por conseguinte passaram a ser…

D.N.M.C. Bical e Arinto 2019

Já ouvi chamar Dinâmica, Dinâmico, DNMC, mas parece que o nome correcto é mesmo D.N.M.C., assim, como uma sigla. Independentemente do nome certo, o que importa é não perder do radar mais um branco…

Mira Arinto Bucelas 2017

Sou um fan dos vinhos de Nuno Mira do Ó. Aliás (que bonito trocadilho), não me lembro de ter provado algum dos seus vinhos que não tenha gostado. Dos primeiros Druida, aos Outrora, passando…

Quinta do Pôpa : Dare to Dream

Criatividade e irreverência sempre foram uma imagem de marca do projecto duriense dos irmãos Stéphane e Vanessa Ferreira. Hoje em dia o sector do vinho está inundado de criatividade e irreverência, com rótulos e…

Zunzum Gastrobar (Lisboa)

O Zunzum Gastrobar é o mais recente projecto da cozinheira Marlene Vieira. Está localizado em Santa Apolónia, no novo edifício do Terminal de Cruzeiros de Lisboa e abriu as portas ao público no Verão…

(Quinta do) Ameal Loureiro 2018

Nunca falha. Limpo, fresco, preciso, uma referência incontornável para a casta Loureiro. Agora espero que o Esporão dê o devido seguimento a este valioso legado. Em 2019 a Quinta do Ameal foi comprada pelo Esporão. Esta…

Quinta da Murta Colheita 2015

O Hugo Mendes sempre foi um indignado de Bucelas. A trabalhar na região, não se cansou de exaltar as suas características, mas também de criticar as estratégias desta DOC para gerir a reputação dos…