Niepoort Sempar Alentejo Tinto 2017

Há dias, a publicação surgiu sem aviso no perfil de facebook de Dirk Niepoort: “Depois de vários projectos a 4 mãos na região do Alentejo com os amigos Vítor Claro, Susana Esteban, Miguel Louro e Janna Jorgensen, Dirk Niepoort põe literalmente as “mãos no vinho” e aventura-se sozinho a explorar Portalegre”.

Depois de uma pesquisa rápida a tentar saber mais sobre esta novidade alentejana da Niepoort, descobri que a mesma já se encontrava à venda e pelo preço de 5,90€ (Garrafeira Nacional). O primeiro Sempar do Alentejo é da colheita de 2017 e não sei muito mais sobre o mesmo, apenas o que refere o contra-rótulo e a referida publicação, uvas da Serra de São Mamede, vinificadas na Adega de Portalegre.

O vinho deixou boa impressão. Tem um lado frutado que nos remete para a região, muito bem equilibrado por uma acidez bem proporcionada e um corpo de média concentração que lhe dá um perfil com presença sem deixar de ser elegante. Consegue ser um vinho simples, para consumo diário e descontraído, sem cair num estilo óbvio e comercial, o que para uma referência na casa dos 6€ será a sua maior virtude. Gostei, ao ponto de estar na lista para voltar a comprar. Não sei porquê, mas fico com a sensação que em breve iremos ter outras notícias alentejanas da Niepoort.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *