Espumante Elpídio Superior Bruto 2013

Não consigo encontrar explicação para nunca ter falado dos espumantes das Caves São Domingos aqui no pasquim. São dos espumantes que mais consumo e que conseguem de forma exemplar, oferecer vinhos vivos, frescos, acutilantes, mas ao mesmo tempo com boa presença de fruta e alguma complexidade. São definitivamente das melhoras compras do mercado.

As Caves do Solar de São Domingos já andam nisto de produzir vinho há quase 85 anos, digamos que experiência é coisa que não lhes falta. A jovem enóloga Susana Pinho tem a responsabilidade de vinificar cerca de 1000 toneladas de uva por ano e produzir espumantes, aguardentes e vinhos tranquilos do Dão e da Bairrada. É muita fruta. Mas para esta publicação o que interessa são os espumantes, onde as Caves São Domingos têm um portefólio fortíssimo.

Escolhi para hoje o Elpídio Superior, um dos meus favoritos. Para os melhores espumantes da casa, como é o caso, apenas são utilizadas uvas próprias e estas são provenientes da Vinha das Andorinhas localizada na Pedreira de Vilarinho (Anadia). O lote de Arinto e Chardonnay (o melhor de dois mundos) em partes iguais é vinificado e depois repousa 60 meses em cave antes de sair para o mercado. É um espumante que mostra muita vivacidade, com uma bolha muito delicada, em função do tempo de estágio em cave. As notas citricas da fruta combinam muito bem com as do estágio, o que aliadas a uma acidez muita viva e bem proporcionada, resultam num espumante de perfil fresco, equilibrado, com boa estrutura e um excente final. É uma jóia que custa menos de dez euros (sim, dez, leram bem), o que faz dele uma das melhores compras do mercado.

Além deste Elpídio Superior, existem muitos outros espumantes deste produtor que merecem ser conhecidos. Como por exemplo o Quinta de São Lourenço Bruto (Baga, Arinto e Maria Gomes), o Elpídio Velha Reserva (Pinot e Chardonnay) ou o impressionante Lopo de Freitas Bruto (Cerceal e Chardonnay). Todos eles têm uma excelente relação qualidade-preço. Esta garrafa de Elpídio Superior custou-me 9,23€ na Garrafeira São João em Lisboa.

Leave a comment

O seu endereço de email não será publicado.