Quinta dos Currais Síria 2016

Por vezes a vida leva-nos por caminhos inesperados. E a minha, desde há uns meses a esta parte, por motivos pessoais, tem-me levado ao distrito de Santarém com mais frequência. Foi numa dessas viagens que descobri este Quinta dos Currais.

Como qualquer aficcionado dos vinhos que se preze, ir a um lugar fora do nosso percurso habitual implica visitar as capelinhas da zona para conhecer a oferta vínica existente. Já se sabe que é por vezes nesta demanda que se encontra aquela pechincha ou aquele vinho que já está fora do circuito e que andamos à procura há tanto tempo. Foi assim, numa visita ao Intermarché de Torres Novas, que me cruzei com este Quinta dos Currais da colheita de 2016.

Este é um vinho comum nos supermercados, encontra-se com bastante facilidade, mas o que me chamou a atenção foi precisamente ser de uma colheita mais antiga. Como já tive boas experiências com vinhos da casta Síria com alguns anos e perante o preço de 3,99€ não hesitei em meter uma garrafa no carrinho. E não me arrependi, o vinho está um mimo. Boa evolução, a expressar bem a casta, com fruta, estrutura e uma acidez cativante, num perfil amplo e sedutor, que ainda proporciona bons momentos à mesa. Isto, relembro, por 3,99€. Já voltei a comprar mais.

A Quinta dos Currais está localizada entre o Fundão e a Covilhã, na denominação de origem da Beira Interior. As castas tradicionais Arinto, Síria e Fonte-Cal, Castelão, Touriga Nacional, Tinta Roriz, Jaen e Rufete, perfazem os cerca de 130 hectares que esta empresa familiar detém na região e dão origem aos vinhos Tinto, Tinto Reserva, Branco Colheita Seleccionada e Síria, todos com a marca Quinta dos Currais.

Quanto ao Intermarché de Torres Novas, apesar de não ter uma oferta vínica tão forte como outros seus congéneres, tem uma garrafeira interessante, assente nas marcas habituais da grande distribuição mas com uma ou outra curiosidade, em especial colheitas mais antigas de determinadas referências.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *