Depois de um sábado de grande actividade vínica pelo Alentejo, um domingo mais tranquilo, em modo de turismo, a visitar as belezas da região e a culminar, ao almoço, num aguardado regresso à Mercearia Gadanha.
E que felicidade é constatar que continua tudo igual nesta casa que nasceu há cerca de 4 anos e se tem afirmado como um porto seguro na restauração de Estremoz. Nesta visita, com a casa praticamente cheia, em saudável sinal de vigor, voltei a ter uma excelente refeição, com tudo o que chegou à mesa a mostrar muita qualidade, tanto na qualidade dos produtos, como no apurado trabalho de cozinha e apresentação dos pratos. Estava tudo uma delícia, sem falhas a apontar.
O serviço foi atencioso e eficiente apesar de pouco sorridente. O espaço mantem-se igual, naquele mix de loja gourmet e restaurante descontraído, havendo umas mesas mais confortáveis que outras, devido à distância entre elas. O serviço de vinho foi de boa qualidade, com uma carta bem recheada, com muitas opções, em alguns casos a preços muito sensatos. Os copos são bons.
Merece os parabéns Michele Marques, a chef brasileira radicada em Portugal, proprietária e responsável pela cozinha da Mercearia Gadanha, pela afirmação de um projecto audacioso, que no início trouxe uma lufada de ar fresco à restauração da região e hoje, consolidada a cozinha e restante oferta, se tornou uma referência.
A proposta de trazer um conceito moderno, em que o respeito pelo produto e pelo receituário tradicional não fosse beliscado, foi um desafio ganho, a mostrar que é possível uma sã convivência entre ambos, desde que a qualidade seja o fio condutor.
Mercearia Gadanha Largo Dragões de Olivença 84 A, Estremoz Tel: 268 333 262 Email: [email protected] Fecha às Quartas. Preço médio sem vinho: 25€