Continua a programação do Laboratório da Wines 9297, sempre com uma curadoria cuidada e de extremo bom gosto. Agora foi a vez da produtora Susana Esteban trazer os seus vinho alentejanos da Serra de Portalegre para os apresentar de viva voz. Vinhos com muito sentido de lugar, cuidados, com filosofia própria, que Susana Esteban faz questão de explicar. Excelentes vinhos, todos, mas a mim acabaram por me impressionar mais os brancos. Grandiosos o Branco Vinhas Velhas de 2016 e o novo Tira o Véu.
Vinhas em Portalegre. Adega nova na Serra. Antes da colheita de 2021 os vinhos eram vinificados em adega arrendada em Mora.
Vinho 1 – Tira o Véu 2021. 30% com contacto películar. Flor na ânfora. Contido de aromas, toque de barro. Muito fino, acidez muito fina e longa. Muito bom.
Vinho 2 – Vinyl 2021. Vinha centenária. Fermentado em barricas de 500 lit de Champagne que vieram para o Sidecar 2020 feito com Jacques Lassaigne. Vinyl porque Lassaigne é fan de discos de vinil. Mais expressivo que o Tira o Véu, um estilo mais quente e frutado. Fruta branca, algum floral. Muito fresco na boca, com mais estrutura e profundidade.
Vinho 3 – Procura Vinhas Velhas Branco 2016. Contido de aromas, muito pouco evoluído, sensações frescas, verdes, alguns citrinos. Muito bem na boca, acidez salivante, muito saboroso, toque mineral. Muito bom.
Vinho 4 – Procura Vinhas Velhas Branco 2019. Fermentado em inox e estágio de 8 meses em barrica de carvalho francês. Barrica muito bem posicionada, perfil pela contenção, travo mineral, que é quase transversal a todos os vinhos. Ligeiro toque oxidativo (Susana explicou que é mesmo assim). Muito bem na boca, jovem, muito vivo e ácido. Muito bom.
Vinho 5 – Procura Rosé 2019. Tom acobreado. Vinhos sempre pela contenção. Pouco frutado, de novo aromas frescos, mais expressivo na boca, com a fruta vermelha mais presente, fresco e com bom comprimento. Aragonez e 15% Moscatel Roxo. Só inox. Vinhas velhas de Portalegre.
Vinho 6 – Sem Vergonha 2019. Pediu ajuda ao Dirk Niepoort para ajudar a interpretar o Castelão como se fosse um Pinot Noir. Barrica usada do Redoma Rosé. Faz estágio de 1 ano. Ligeiro toque de barrica à frente, pouco concentrado, algum toque vegetal. Muito melhor na boca, com frescura, fruta bem proporcionada, mas volta a notar-se um pouco o toque de barrica.
Vinho 7 – Cabriolet Touriga Nacional 2018. Muito expressivo, flores, fruta, vermelha e preta. Toque vegetal que dá piada ao vinho. Melhor na boca, fresco. Estágio de 1 ano em barrica usada. Vinha com 35 anos.
Vinho 8 – Centenária 2021. Mesma vinha do Vinyl. Ficou em 2021 com esta vinha que estava em partilhas, mesmo ao lado da vinha do Procura. Vindimado em Outubro. Aroma jovem, fruta vermelha e preta. Muito elegante na boca, taninos redondos, alguma complexidade, muito bem proporcionado. Bom tinto. 8 meses de estágio em barrica usada.
Vinho 9 – Procura Vinhas Velhas 2017. Muito bem proporcionado, excelente expressão de vinhas velhas em Portalegre. Mistura de 2 vinhas (mesma vinha velha do Procura Branco e outra vinha velha de Alicante Bouschet). Excelente boca, muito elegante, expressivo, equilíbrio tremendo entre fruta e acidez. Muito bom. Fermentado em lagar, depois estágio em barrica usada.