Novidades da Quinta do Pôpa – Os Black Edition

Que saudades do Douro. Que saudades da varanda panorâmica sobre o rio que é a Quinta do Pôpa, um lugar imperdível que devem colocar no vosso roteiro aquando de uma viagem à região. Já trouxe aqui várias vezes os vinhos da Quinta do Pôpa, muitos deles provenientes de projectos disruptivos e realmente originais que nascem do desassossego criativo de Stéphane e Vanessa Ferreira. O regresso ao Douro desta vez deve-se ao lançamento de dois vinhos da gama Black Edition que chegaram recentemente ao mercado.

Os Black Edition são vinhos de gama média, onde já entra alguma vinha velha, que pretendem mostrar alguma seriedade e ser um cartão de boas vindas aos topos de gama do produtor. O Pôpa Black Edition Branco 2018 é uma mistura de vinhas velhas, vinificado com pisa a pé em lagares de granito, com estágio parcial em barricas novas e usadas. De álcool comedido (12,5%), é um branco aromático, elegante e com uma excelente acidez. O Pôpa Black Edition Tinto 2017 é um lote de Touriga Nacional, Touriga Franca e um pouco de vinha velha, também vinificado em lagar com pisa a pé e com um ano de estágio em barrica. Muito equilibrado, entre a fruta, a estrutura e a frescura, com uma acidez muito boa, a dar garra e profundidade ao vinho. Bom exemplar do Douro, fiel à região, pelo lado da elegância. Este merece guarda. Desde este mês que os vinhos da Quinta do Pôpa são vegan friendly, certificados pela BevVeg! International, LLC. Os Black Edition chegam ao mercado ao preço de €14,20.

A Quinta do Pôpa categoriza os seus vinhos em quatro patamares. Como ‘Entrada de Gama’ há um branco e um tinto com a marca ‘Contos da Terra’. Na gama ‘Selecção’ cinco vinhos: ‘Pôpa Unoaked’ branco, rosé e tinto (vinhos jovens e aromáticos, sem estágio em madeira) e ‘Pôpa Black Edition’ branco e tinto (vinhos com maior expressividade e volume de boca). Sob a umbrella ‘Vinhos de Parcela’ estão quatro monocastas: de Vinhas Velhas (‘Pôpa VV’), de Touriga Nacional (‘Pôpa TN’), de Tinta Roriz (‘Pôpa TR’) e, mais recentemente, de Touriga Franca (‘Pôpa TF’). O ‘PaPo’ (vinho feito com uvas da Bairrada e do Douro), o ‘Pôpa Vinho Tinto Doce’ (que o primeiro vinho tinto doce produzido no Douro), o ‘Quinta do Pôpa Homenagem tinto’ e o ‘Quinta do Pôpa Porto Vintage’ integram as ‘Limited Editions’. Irreverentes que são, os irmãos Stéphane e Vanessa Ferreira têm ainda vinhos sob a chancela ‘Pôpa Art Projects’.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *