Mosteiro do Leitão (Torres Novas)

Recentemente a vida tem-me levado várias vezes à A23 e foi numa dessas viagens, por puro acaso, que descobri o Mosteiro do Leitão. É que o Mosteiro do Leitão de Torres Novas (depois descobri que há outro na Batalha) fica em plena estação de serviço da Repsol, na Zibreira, num local muito conveniente, tanto para quem viaja na A1, como na A23, pois esta estação de serviço fica estrategicamente situada a apenas 1km da A1. Foi precisamente numa inocente “ida à bomba” que descobri um leitão de excelente qualidade e um restaurante que tem sido um favorito dos últimos tempos. Não se deixem influenciar pelo aspecto pouco entusiasmante daquele edifício branco por detrás da bomba de gasolina, é que quando entramos a realidade é outra.

Este Mosteiro do Leitão abriu em 2020, em plena pandemia, para dar continuidade ao original restaurante da Batalha e trazer para a zona de Torres Novas a sua especialidade, o leitão assado à Bairrada, uma oferta que não existia na região. O leitão é assado em fornos próprios no local e é de facto de excelente qualidade, podendo mesmo equiparar-se ao de muitas casas da Bairrada. Pequeno, pouco gordo, bem temperado e exemplarmente assado, com a pele a estalar, como mandam as regras. Pelo que tenho visto tem sido um sucesso de casa cheia. Mas a oferta não se fica pelo leitão, a carta tem uma oferta muito mais vasta e os cortes de carne que piscam o olho no expositor frigorífico são uma tentação. Dizem-me, os simpáticos empregados de mesa, que as carnes e o Torricado de Bacalhau também são uma especialidade, mas a verdade é que até hoje a escolha foi sempre a mesma, leitão, não tendo por isso opinião do que vai além do reco assado.

Às referidas qualidades gastronómicas, este Mosteiro ainda alia um espaço muito agradável, amplo e bem decorado, com um bom distanciamento entre mesas (importante nos tempos que correm) e um serviço de grande qualidade, com empregados de mesa simpáticos e profissionais, que contribuem para elevar a experiência. Outro ponto muito favorável é o serviço de vinho, como deixa antever a grande bateria de caves frigoríficas que se deixam ver numa das paredes do restaurante. Impecável a carta, com muitas e boas referências, que abraçam todas as gamas e sempre a preços muito realistas. Bons copos, boas temperaturas e um serviço conhecedor, fazem deste um lugar onde apetece consumir vinho.

Fica a sugestão, de fazerem um curto desvio quando viajam na A1 e experimentarem este leitão assado à moda da Bairrada. Também têm take away, tanto de leitão assado, como de sandes de leitão, que também já experimentei e recomendo.

Mosteiro do Leitão. Zibreira E.S.REPSOL Nó A1/A23, 2350-838 Torres Novas. Aberto todos os dias, das 12:00 às 22:00. Tel: (+351) 249 09 77 88. Preço médio sem vinho, 20€.

Tags from the story
Leave a comment

O seu endereço de email não será publicado.