Lugar Marcado (Lisboa)

A minha relação com este Lugar Marcado é recente. Fui levado por gente amiga e fiquei tão convencido que voltei pouco tempo depois. É um lugar amigo do vinho e só por isso já valeria a nossa visita, mas tem muitos mais argumentos.

Fátima Rodrigues, a proprietária e responsável pela abertura do restaurante, lançou-se neste projecto em 2018. Vinha de anos de experiência na hotelaria algarvia e foi na Mouraria, não muito longe do Largo do Caldas, que encontrou o lugar ideal para se lançar na aventura da restauração. Aos comandos da cozinha, outra mulher, a cozinheira Sandra (peço desculpa por não saber o apelido) e são estas quatro mãos que nos proporcionam uma excelente experiência à mesa, com a cozinha tradicional portuguesa como pano de fundo.

É uma cozinha com muito aprumo e cheia de sabor, de técnica irrepreensível. Sejam entradas como as chamuças de bacalhau, os rissois de camarão, o coelho frito; sejam os pratos principais, como os filetes de peixe galo, o cachaço de porco preto, o bife do lombo com molho à café, ou o borrego no forno. Os acompanhamentos são à escolha do freguês, entre arroz de tomate, batatas fritas e os excelentes milhos fritos (na primeira visita até foram pré-sobremesa). As sobremesas seguem pelo mesmo diapasão, com o bolo rançoso e a tarte de amendoim a brilharem muito alto. É tudo uma delícia, feito no momento a partir de produtos frescos, da manteiga às sobremesas, dos gelados aos bombons, é tudo feito na casa.

O espaço é pequeno e acolhedor, o que permite a Fátima Rodrigues sozinha, com muita tranquilidade, dar conta do recado com boa disposição e profissionalismo. As garrafas expostas não deixam dúvidas que o vinho também é uma paixão da casa e a forma informada como somos aconselhados são prova disso. A garrafeira não é muito grande, mas tem uma excelente curadoria, com vinhos de muita qualidade e algumas referências menos óbvias. Dá para fazer várias viagens sem cair na monotonia. Penso que também poderia abraçar um pouco as gamas mais baixas, que têm uma oferta quase inexistente. Preços, copos, temperaturas e serviço, tudo adequado.

Não será uma sugestão para o dia a dia, mas se procuram um lugar diferente para aquela ocasião especial, ponham na lista este Lugar Marcado. Fiquei cliente.

Tags from the story
Leave a comment

O seu endereço de email não será publicado.