Frei João Tinto 2015

Vá, para não me acusarem de anti patriotismo, vamos lá voltar a consumir vinho português. E logo um daqueles abaixo de cinco euros que não vão querer deixar de incluir na vossa lista de compras do supermercado. Desta vez não me dei ao trabalho, desculpem o amadorismo, de procurar a ficha técnica do vinho e por isso vou partir do príncipio que o mesmo não seja muito diferente das colheitas anteriores que são um lote de Tinta Roriz, Baga, Syrah, Merlot e por vezes também Touriga Nacional.

A prova também não difere muito do que esta marca já nos habituou, apesar de se perceber o ano de excelência que foi 2015. Mais uma vez temos um vinho muito bem conseguido, com fruta madura, especiarias e algumas notas vegetais que desde logo lhe confere uma complexidade acima da média para este segmento. Macio, muito fresco na boca, com presença e uma acidez muito equilibarda que lhe prolonga o final de boca, é uma excelente relação qualidade preço que podemos, sem medos, guardar algumas garrafas para ir abrindo nos próximos anos.

Frei João é uma marca das Caves São João nascida nos anos 50 e uma referência até aos dias de hoje. Esta famosa empresa da Bairrada está em festa, pois comemora este ano uns notáveis cem anos de vida. Um século. É notável. Parabéns pelo feito e desejo de muitos anos de vida a produzirem estes vinhos do nosso contentamento.

Este Frei João Tinto 2015 custou-me 4,15€ no El Corte Ingles e é um favorito dentro desta gama de preço.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *