Assinatura – 4º Aniversário (Lisboa)

Assinatura celebra o 4º aniversário, agora sob o comando do jovem Chef Vítor Areias.
DSC_0154
Azeite, Manteiga de Ovelha com Oregãos e Paté de Galinha com Polen e Geleia de Vinho do Porto.
DSC_0157
Tremoço Esferificado, Rabo de Boi com Ervas e Língua de Bacalhau com molho Pil Pil.
DSC_0159
Camarão Tigre no seu bisque e espuma de alho. Com o Anselmo Mendes Contacto Alvarinho 2013.
DSC_0163
Tamboril com pimentão caseiro, ervilhas de quebrar e caldeirada de bivalves. Com o Herdade do Perdigão Branco 2013.

DSC_0164

DSC_0166
Novilho com molho de alho, batatas fumadas e esparregado de favas. Com o Luís Pato Baga.
DSC_0167
Espuma quente de limão com granizado de hortelã.

DSC_0169

DSC_0170
Abade de Priscos na versão do chef, envolto em bolhas de vinho do porto. Acompanhado com o Madeira Blandys Malvasia 2007.
DSC_0174
Chef Vítor Areias, o novo comandante do Assinatura.

 

O Assinatura será, provavelmente, o restaurante de cozinha criativa que mais vezes visitei ao longo destes últimos anos. É por isso que registo com redobrada alegria a comemoração do seu 4º aniversário, que coincide com uma nova época, liderada pelo jovem chef Vítor Areias.

É bom ver o Assinatura a retomar o espaço que meritoriamente conquistou na restauração lisboeta. Após a saída de Henrique Mouro e a fase menos conseguida com João Sá, o chef que se lhe seguiu, o restaurante tem passado por um momento de incerteza que parece agora definitivamente ter chegado ao fim.

Os olhos estão postos no futuro e apesar de ser a primeira vez que Vítor Areias chefia uma cozinha, a bagagem que traz das suas experiências anteriores, algumas com consagrados chefs, portugueses e estrangeiros, está bem representada neste menu de aniversário que as fotos ilustram e que deixa as melhores perspectivas.

Por esta amostra, ficou a ideia que o chef, sem fugir (ainda) muito da matriz que o Assinatura nos habituou, consegue deixar a sua marca no menu, seja nos vários apontamentos criativos, ou na intenção de retirar peso aos pratos, com temperos mais leves, muitas vezes assumidos pelas ervas aromáticas e, no caso da sobremesa, com menos açucar. Saúda-se também o risco em preparações menos óbvias e que fogem de alguma forma à nossa zona de conforto. Modernidade e criatividade continuam a ser as palavras de ordem. O serviço de vinhos também mantém o bom nível habitual.

Parece que finalmente estão reunidas as condições para termos de novo o Assinatura a navegar em águas seguras, assumindo de novo o seu lugar na restauração lisboeta, que tanto necessita de oferta consistente neste segmento. A seguir nos próximos tempos.

Assinatura
Rua do Vale Pereiro 19
Telefone: (351) 213867696
Email: [email protected]
Terça a Sexta das 12:30 às 15:00, Segunda a Sábado das 19:45 às 22:30 (23:30 sexta e sábado)
 

 

Tags from the story
Join the Conversation

1 Comment

Leave a comment
Leave a comment

O seu endereço de email não será publicado.