Clássico contemporâneo. É este o lema de José Avillez para a sua nova etapa no Belcanto. Algo que expressa na perfeição a sua actual cozinha e o seu novo restaurante.
Expectativas ao alto para o regresso aos palcos de José Avillez. Ajudado pelos suspeitos do costume, ele corresponde. Exibição de monta, cheia de inspiração, publico satisfeito. Bis, bis, bis…
Almoço de semana, meia casa, ambiente tranquilo, interior remodelado. O tal clássico contemporâneo, na cozinha, mas também no ambiente e na decoração.
Serviço aprumado, simpático, dinâmico, profissional, nem sempre com a resposta na ponta da língua. Não é fácil quando se servem pratos com mais de 15 elementos. Muito bem.
Vinhos bem tratados, carta coesa, preços honestos para o espaço. Copos Schott, temperaturas no limiar da perfeição.
Ficámos a copo, nas mãos do escanção de serviço. Até ao bosque, o Lavradores de Feitoria Branco 2010 tomou conta do caso, depois chamou-se um Visconde de Salréu Branco 2005 para adornar a perdiz, e para terminar o acto, vieram as tintas Paisagens (2007) de José Avillez, interpretadas pela Quinta do Monte de Oiro. Boas escolhas, económicas conforme solicitado, que cumpriram e ajudaram o menu. Nota alta.
Está de regresso o bom velho José Avillez, para bem dos nossos pecados. Continua a contar-nos histórias, apesar de menos exuberantes que em período Tavariano. O molecular aparece agora mais recatado, menos delirante, entramos em nova etapa.
O nível é altíssimo, a trazer de novo a Lisboa uma cozinha ímpar e imperdível.
BELCANTOLargo de São Carlos, 10 1200-410 Lisboa Tel: + 351 21 342 06 07 Horário: Almoço: De terça a sábado das 12h30 às 15h00
Jantar: De terça a sábado das 19h30 às 23h00
Fecha ao domingo e segunda. Preço médio: 55€. Menu Degustação: 75€