A região de Bordéus atrai turistas de todo o mundo, muito pela sua cultura relacionada ao vinho. São mais de 100.000 hectares de vinha e cerca de 7000 produtores, onde nascem alguns dos mais exclusivos vinhos do mundo. A região modernizou-se e hoje o visitante pode usufruir de uma experiência de enoturismo que pode ir dos chateaux mais luxuosos ao vigneron mais tradicional, numa oferta para todos os gostos e bolsas.
A par de todo este património vínico, Bordéus é também uma das mais bonitas e modernas cidades de França. A reabilitação das margens do rio Garonne aproximou os bordaleses ao rio e hoje é comum vê-los, em comunhão com os turistas, seja a fazer o seu exercício diário ou a tomar um copo ao final do dia. A gastronomia também é uma referência da cidade e comer ostras ao ar livre no mercado de Chartrons ou um magret de canard preparado com brasas de videira numa casa particular, sem esquecer a imensa oferta da restauração, são momentos inesquecíveis para qualquer apreciador.
Símbolos maiores da história da cidade, como a Place de La Bourse, com o seu imenso espelho de água, ou a catedral de Saint Andrés, convivem pacificamente com o vanguardismo da Ponte Chaban-Delmas e da mais recente Cité des Civilisations du Vin. Eleita em 2015 como European Best Destination, é esta oferta entre tradição e modernidade que torna a região de Bordéus um destino tão apetecível. A cerca de 10 horas de carro de Lisboa ou Porto e apenas a 2 de avião, Bordéus é um excelente destino para uma escapadinha de fim-de-semana, ou numa estadia mais alargada para os aficcionados dos vinhos.
Moradas e comentários dos lugares a visitar podem ser encontrados nesta ligação. A última actualização é de 2020.