Desde Abril deste ano que há um novo espaço em Santa Apolónia que terá obrigatoriamente de figurar na lista dos favoritos de qualquer pessoa que goste de comer bem. Chama-se Taberna Albricoque e fica no lugar de uma antiga casa de pasto, mesmo de frente para a histórica estação de comboios. Albricoque é um nome estranho, difícil de pronunciar e que não soa muito bem, mas fiquei a saber que se trata do termo algarvio, provavelmente de origem árabe, para o damasco. E esta ligação ao Algarve é pertinente, pois toda a carta desta taberna é um hino à gastronomia algarvia. À frente do projecto está Bertílio Gomes, cozinheiro de créditos firmados, com um percurso reconhecido por várias cozinhas (Bica do Sapato, Faz Figura, Vírgula, Chapitô à Mesa), que aqui deixa as suas raízes algarvias falar através de uma cozinha regional de grande qualidade.
O ambiente é descontraído, num espaço que aproveitou e reutilizou muitos dos materiais originais existentes, criando uma atmosfera típica e acolhedora. O serviço, jovem e bem disposto, assistido de perto pelo próprio Bertílio Gomes, é profissional e competente. E, cereja no topo do bolo, os vinhos são bem tratados, servidos em copos adequados e respeitando as respectivas temperaturas. De realçar, algo cada vez mais negligenciado na nossa restauração, a cave refrigerada, que permite em pleno Verão não termos receio de pedir um vinho tinto. Resumindo e concluindo, é puro rock n roll o que se está a passar em Santa Apolónia e os meus caros amigos não vão querer perder este inspirado concerto.
Taberna Albricoque. Rua dos Caminhos de Ferro 98. Tel: 21 886 1182. Fecha às Segundas, Terças só jantares. Preço médio sem vinho, 25€.