Muitas vezes, na ânsia de estarmos sempre a par das novidades, actualizados com o que está na moda, num exercício quase masoquista de enfiar barretes, esquecemo-nos injustamente dos clássicos. Daqueles lugares onde não procuramos encontrar nada de novo, apenas ser recebidos pelos mesmos sorrisos acolhedores, comer os pratos de sempre e sermos (bem) servidos como fomos habituados.
O Nacional, na baixa de Coimbra, é um desses lugares. A azáfama do almoço, com muitas dezenas de refeições para servir, não tira tempo a quem nos recebe de nos dirigir um sorriso e pedir-nos “cinco minutinhos, que está uma mesa a vagar”. Fundada nos finais dos anos 70, rapidamente se assumiu como uma das maiores referências gastronómicas da cidade, onde o Cozinheiro Adriano Rodrigues é a alma da casa há várias décadas. A cozinha tradicional portuguesa dita regras, pratos como o Capão com Arroz Pardo, o Coelho à Caçadora, o incontornável Cabrito Assado à Nacional, ou ainda o Gordin Bunk, o panado de carne de vaca e porco acompanhado por um molho especial, são presenças obrigatórias na carta do restaurante.
É bom verificar que a qualidade e a consistência desta casa se mantém. O serviço continua competente, simpático e expedito, a bater aos pontos muito lugar com pretensões, a garrafeira continua um mimo, na diversidade e no preço, com um numero notável de meias garrafas que permite optar por este formato fugindo às referências mais básicas, e os atributos culinários a que nos habituaram, permanecem, felizmente, intactos. Que se mantenha tudo igual por muitos e bons anos.
Restaurante NacionalRua Mário Pais 12, Coimbra
Tel: 239 829 420 Email: [email protected] Preço médio sem vinho: 12,50€
Há mais…poucos mas há.