A primeira vez que me cruzei com os vinhos deste produtor foi durante o primeiro Adegga Wine Market e na altura fiquei com uma boa impressão. Para um projecto que estava a dar os primeiros passos, a coisa prometia. Mas o que de facto me impressionou foi o grandioso projecto de enoturismo que se propunham concretizar, uma verdadeira lufada de ar fresco para a região. Desde aí passei a prestar mais atenção a este produtor e sempre que encontrava referências elogiosas na blogosfera a vontade de conhecer a quinta ia aumentando. Agora finalmente, por ocasião do primeiro Desafios da Adega, projecto ao qual estou ligado, tive o prazer de conhecer a Quinta de Vale D´Algares numa visita que não desiludiu as grandes expectativas criadas. Não poderia ter sido uma estreia mais auspiciosa.
Estão de parabéns os responsáveis pelo projecto, além de terem uma quinta lindíssima, com excelentes condições para este tipo de eventos, os seus vinhos também têm evoluído imenso. Os brancos, mais consistentes, já mostram uma identidade muito própria, e os tintos para lá caminham, conforme indicam as elogiosas críticas recentes. Não poderia terminar este tema sem enviar um especial abraço ao João Vilar, director comercial de Vale D’Algares, que foi inexcedível para que tudo corresse na perfeição e nos recebeu com grande profissionalismo e boa disposição.
Por último uma palavra para o projecto Desafios da Adega. É um enorme prazer poder partilhar a paixão pelo vinho com amigos – e amigos dos amigos – na descoberta de novos vinhos e de novos lugares, numa lógica descontraída e bem disposta. Essa é a essência do projecto. Paixão, partilha e aprendizagem.
Obrigado ao @airdiogo e ao @dmatos pelas fotos.