Infelizmente, numa tarde em Lisboa com mini-tornados e trombas de água, o trânsito esteve caótico e só consegui chegar ao Pavilhão de Portugal já a apresentação estava a ter início. Isso fez com que ficasse num lugar menos bom e quem pagou foram as fotografias.
O Chef José Avillez trouxe uma apresentação muito profissional, muito bem preparada e apesar de se ter alongado um pouco na conversa, muito interessante. Esteve muito brincalhão e descontraído e apresentou muitos pratos que fazem ou já fizeram parte do menu degustação do Tavares (Menu do Desassossego).
A apresentação começou com uma brincadeira sobre a partida de 1 de Abril do Blog Mesa Marcada sobre cozinha levitante, onde o José Avillez fez “levitar” uma sardinha com a ajuda de uns balões.
Uma introdução bem disposta para o que se ia seguir. José Avillez fez questão de trazer a esta apresentação, que encheu completamente o auditório, o seu resumo da história da gastronomia/cozinha até aos dias de hoje, falou da nouvelle cuisisne, passou pela cozinha molecular e pela cozinha tecno emocional. Pareceu-me uma intervenção um pouco longa, mas percebe-se pela paixão e emoção que o tema lhe proporciona.
O Tavares em acção. José Avillez trouxe o seu braço direito (e esquerdo às vezes) Chef David Jesus que demonstrou uma técnica impressionante. Na foto os três elementos do Tavares em acção.
O Abalone com uma textura e um ponto de cozedura ideais. O risotto, cremoso, com a acidez do limão a criar uma combinação perfeita.
O meu prato favorito de todos os que provei nesta edição do Peixe em Lisboa.
Enorme tinto do Douro.
Para terminar, um docinho conventual…
…e Tulipa, um vinho com sabor a chocolate. Agradável e diferente.
Estava para voltar ao festival na sexta, atraído pela sessão de harmonizações com Luís Baena mas esta foi antecipada para as 18:00 o que me impossibilitou de ir. Assim, o Peixe em Lisboa acabou neste dia para mim.
Em jeito de balanço final, a organização do festival está de parabéns, o mesmo cresceu, senão em público, pelo menos em qualidade, claramente, e mais importante que tudo teve o mérito de colocar Lisboa e Portugal na rota gastronómica mundial. Cá esperamos por 2011.
Hi Jorge: great to see your posts, please send me an email [email protected] so that we can chat I am in Lisbon too. As we did different days here is the video that I put up on the Roca Brothers show at the Peixe http://www.youtube.com/watch?v=rqS7jDf5qKE