Posso andar distraído mas não tenho visto grande entusiasmo por parte dos apreciadores de vinho para este evento. Será pelo seu apelo mais popular?
Seria uma pena termos à porta de casa uma Cidade Europeia do Vinho e deixarmos o momento passar ao lado, ainda para mais com um programa tão interessante e diversificado.
Conto lá ir várias vezes.
Palmela é a Cidade Europeia do Vinho 2012. O título foi atribuído este ano, pela primeira vez, pela RECEVIN – Rede Europeia de Cidades do Vinho e visa distinguir, anualmente, uma cidade símbolo do desenvolvimento vitivinícola, a nível europeu.
Além das iniciativas que integram, tradicionalmente, o nosso calendário anual de eventos – caso do Festival Queijo, Pão e Vinho, das comemorações do Dia do Vinho ou do Festival do Moscatel – e de programas em curso como “Palmela – Experiências com Sabor”, que mobiliza os restaurantes do concelho para a promoção dos produtos locais de qualidade, ou os Cruzeiros Enoturísticos no Rio Sado, a aposta vai para um conjunto de projectos nas áreas da educação, investigação e divulgação científica, com a promoção de encontros técnicos, debates, formação e produção de conhecimento sobre o tema. A relação entre a cultura e o vinho também dará frutos durante todo o ano, com a criação e/ou apresentação de espectáculos de várias áreas artísticas, inspirados pelo mundo da vitivinicultura. De sublinhar, ainda, a Gala Cidade Europeia do Vinho, onde será eleita a Rainha das Vindimas da Europa, e a 50ª edição da Festa das Vindimas.
O programa “Palmela – Cidade Europeia do Vinho 2012” será apresentado, oficialmente, no final de Fevereiro, na BTL – Bolsa de Turismo de Lisboa, onde Palmela marcará presença enquanto convidada no pavilhão do Turismo de Portugal.
Fonte: Câmara Municipal de Palmela