Espumantes Sidónio de Sousa – O Special Cuvée e o Brut Nature

Sidónio de Sousa é um grande nome dos tintos da Bairrada. Mais recentemente também começou a produzir espumantes que, colheita após colheita, estão cada vez mais afinados.

É um portefólio ainda curto e focado nos vinhos mais jovens mas, para quem como eu não necessita de uma ocasião especial para acompanhar uma refeição com este estilo de vinho, então estes espumantes são muito recomendáveis. Leves, frescos, muito versáteis e excelentes companheiros à mesa.

Provenientes da zona da Anadia, são lotes com as castas Maria Gomes, Bical, Cercial e Arinto, assentes num perfil jovem, onde a fruta, a secura e a acidez lhes definem o estilo. O Brut Nature, por pouco mais de 6€, oferece-nos um vinho cheio de vida, de carácter bairradino e acidez salivante, bem proporcionada, com uma bolha fina, de grande elegância, muito pouco vista neste segmento de preço. Uma delícia. Já o Special Cuvée, a todos os atributos anteriores ainda consegue aliar alguma complexidade, com ligeiras notas de panificação, que lhe confere uma maior dimensão de boca, mas sem nunca perder o perfil fresco e elegante. Este é um pouco mais caro, não chega a 10€, mas ambos são excelentes relações qualidade-preço e escolhas obrigatórias dentro destes segmentos. Estou rendido.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *