Os vários prémios e menções que tem recebido ao longo da sua existência têm sido justos, como tive oportunidade de conferir pelas várias visitas que fiz nos últimos doze meses. Estamos, definitivamente, perante um dos melhores locais em Lisboa no que toca ao serviço de vinhos e à harmonização destes com uma refeição.
Não vou entrar em grandes detalhes sobre o que é a experiência de fazer uma refeição nesta Enoteca de Belém, um lugar que conheço desde o dia zero e que, confesso, na altura coloquei em duvida a sua afirmação. Não que a qualidade do que oferecem não fosse garante de sucesso, mas o local, quase imperceptível para os passantes, deixou-me cheio de reservas. É que quem passa para ir aos Pasteis de Belém não imagina o que existe naquela estreita travessa. A verdade é que passados estes anos (e já serão alguns, não consigo precisar) a Enoteca além de cá continuar, cheia de pujança, passou a fazer parte do itinerário obrigatório de um winelover na capital portuguesa.
Os vários prémios e menções que tem recebido ao longo da sua existência têm sido justos, como tive oportunidade de conferir pelas várias visitas que fiz nos últimos doze meses. Estamos, definitivamente, perante um dos melhores locais em Lisboa no que toca ao serviço de vinhos e à harmonização destes com uma refeição. Os pratos da carta são concebidos a pensar nos vinhos que os vão acompanhar, mas também se desenham menus (por encomenda) à medida do que o cliente quer beber naquele dia. A paixão do anfitrião Nelson Guerreiro por este universo é evidente e isso reflecte-se na qualidade do que nos é oferecido.
É importante acrescentar que estas visitas têm acontecido no âmbito da #Provados7 , o grupo de prova que tenho a honra de partilhar com bons amigos e excelsos winelovers. Não é fácil lidar com refeições para harmonizar com tantos vinhos, com tantos copos e decantadores em cima da mesa e tantas pessoas para servir, mas a verdade é que a Enoteca tem-lo feito com um profissionalismo e simpatia irrepreensível.
A carta de vinhos, para um wine bar, não é muito extensa, mas quase 100 referências chegam de sobra para nos deixar indecisos na hora da escolha. Copos e garrafas a preço único, 4,5€ e 22€, respectivamente. O espaço é pequeno e por isso convém reservar, o ambiente é acolhedor, a decoração é simples, com uns Paula Rego a darem vida ao lugar. O serviço, conforme já foi dito, é de topo, assim como as iguarias que nos chegam ao prato. Tudo para conferir, sem receios, ali na zona monumental de Belém, paredes meias com os afamados Pasteis.