Conquistar uma estrela no guia Michelin é um momento único na vida de um cozinheiro. Apesar de todas as polémicas à volta do guia vermelho, com as tão propaladas surpresas e injustiças, é um prémio que vem trazer o reconhecimento a nível global, do trabalho muito duro e quase sempre invisível, que um chef e a sua equipa desempenham dentro da cozinha. E abre a porta e o espírito para novos projectos, novas abordagens, novas criações.
Miguel Laffan está nessa fase, a fervilhar de actividade e com muitas novidades na calha.
Depois da conquista no final de 2013 da sua primeira estrela no guia Michelin para o Restaurante L’AND, as muitas solicitações e os novos projectos sucedem-se. Seja a consultoria para a nova vida do Viva Lisboa, seja o compromisso enquanto Chef Criativo do célebre e em tempos estrelado, Porto de Santa Maria, no Guincho. É no seguimento desta parceria que Miguel Laffan desenhou o conceito e a carta deste Chicken All Around, um dos mais recentes espaços no Mercado da Ribeira, em Lisboa.
Quando surgiu a hipótese de abrir um espaço com o seu nome no Corredor dos Chefs no Mercado da Ribeira, Miguel Laffan pôs-se a pensar que conceito faria sentido num mercado onde a oferta é tão rica e variada. Depois de algum estudo notou que as propostas à volta do frango eram escassas e assim chegou ao conceito actual, que será replicado no futuro em novos espaços convenientemente seleccionados.
O frango, enquanto figura central do conceito, surge de várias formas e em vários momentos do menu. Uma autêntica volta ao mundo através das potencialidades desta ave. Nos petiscos para picar (chamuças, asinhas de frango, espetadinhas de corações e paté de figado com tostas), nas saladas (Caeser, com croutons e queijo italiano, Mexicana, com abacate e salsa verde, Tandoori, com molho de iogurte e limão, Marrakesh, com tabouleh e crocante de beringela, ML, com ovo, espargos e molho béarnaise e Asiática, com molho de amendoim e soja), em sandes (Club Sandwich, Tandoori, ML Style, Mexican Fajita e Muamba Twist), nos Noodles (de frango, vetegarianos, camarão ou porco barbecue), nas sopas (Ramen e Canja Rica) e por último nos pratos principais, assado na brasa, com sete temperos à escolha.
Tudo isto pode ser acompanhado com batatas fritas (à Francesa, à Inglesa, à Portuguesa e Batata Doce, com lima, coentros e chili) ou arroz basmati.
Há menus a 8,90€ (sandes ou 1/2 frango, batatas e salada) e menus infantis a 5,50€ (sopa, 1/2 frango e batata frita). Como sobremesa as propostas andam à volta de mini Bolas de Berlim. A carta de vinhos com cerca de 10 propostas, por entre brancos, tintos, rosés e um champanhe.
Nesta primeira abordagem, em jeito de apresentação à imprensa, pareceu-me um conceito bem estruturado e com bastante potencial. As preparações são originais e muito bem conseguidas. Se houver consistência no menu proposto e no respectivo serviço, algo que por vezes tem falhado na Ribeira, estamos definitivamente perante uma boa aposta. Miguel Laffan está contente da vida, como facilmente se percebe pelo entusiasmo com que nos descreve o conceito e nos apresenta o jovem chef João Oliveira, que ficará responsável pela cozinha do Chicken All Around da Ribeira.
Depois do frango ainda houve tempo para falar do Barbatana, o novo conceito à volta do peixe e do marisco prestes a abrir no Centro Comercial Amoreiras. Outro conceito que nasce pela mão do chef em parceria com o grupo do Porto de Santa Maria. As jovens cozinheiras Sara Silva e Paula Marques ficarão com a responsabilidade da cozinha neste espaço.