Decididamente dos lugares mais bonitos onde já estive.
É um cenário tão perfeito que não parece real, parece que vai alguém à nossa frente a colocar um cenário de filme para a nossa passagem. O verde imaculado das vinhas, a tranquilidade do rio, as aldeias, muito antigas e impecavelmente preservadas, mas também os monumentos, o património e as gentes, parece tudo saído de um filme fantástico.
E a juntar a tudo isto ainda temos o vinho, cartão de visita maior de toda esta imensa região.
Com dois mil anos de história, o rio Mosel já viu chegar e partir muita gente, muitos povos que com a sua cultura foram contribuindo para moldar a paisagem hoje existente. Os Celtas e os Romanos foram dos primeiros a chegar e ainda hoje a casta Elbling é uma herança viva destes últimos. Mas é a Riesling a grande rainha do Mosel, considerada por muitos como uma das melhores castas brancas do planeta, notável no seu habitat, permitindo a solo uma gama impressionante de diferentes estilos de vinho, como tive oportunidade de constatar durante estes dias que passei na região.
Deixo para já alguns postais do Mosel com a promessa de dentro dos próximos tempos voltar com algumas publicações sobre esta memoravel viagem.