Já aqui falei por várias vezes no trabalho de Rodrigo Castelo, seja na sua aventura no Mercado de Algés, seja na incursão ao Portugal de Norte a Sul de Fátima Moura, que levou a gastronomia do Ribatejo ao Terraço do Hotel Tivoli, em Lisboa. Mas faltava o essencial, dar conta do lugar onde tudo começou, a casa-mãe Taberna Ó Balcão, no centro de Santarém.
E que falta fazia ao distrito de Santarém um restaurante de autor, que pegando nos produtos mais tradicionais da região, pratica uma cozinha moderna mas cheia de memórias. A recuperação de ingredientes locais, pouco vistos neste tipo de cozinha mais sofisticada, como a camarinha por exemplo – um pequeno camarão de rio habitualmente utilizado pelos pescadores do Tejo como isco – tem sido uma imagem de marca de Rodrigo Castelo que tem contribuído para colocar a cozinha do Ribatejo no mapa gastronómico nacional. Aqui temos um excelente exemplo de como a moderna cozinha de autor pode assentar em sabores típicos e dessa forma tornar-se um dínamo para a redescoberta da gastronomia de uma região.
Esta Taberna Ó Balcão, cujo nome brinca com o sotaque ribatejano (ao/ó), está localizada numa das principais ruas de Santarém e é muito facil de encontrar, mesmo para quem vem de fora e não conhece a cidade. Um espaço acolhedor, decorado com muito gosto, cheio de apontamentos vintage que nos transportam para casa da avó.
Nestes últimos tempos fiz duas refeição neste Balcão. A primeira, excelente, há uns meses atrás, ocasião em que contactei pela primeira vez com a cozinha de Rodrigo Castelo tendo ficado imediatamente rendido (infelizmente perdi o rasto destas fotos). A segunda, recentemente, no âmbito de uma apropriada #provados7 à volta dos vinhos do Ribatejo, onde foi possível provar alguns clássicos do restaurante mas também algumas inovações da nova carta.
Sem foto, provaram-se ainda um conjunto de outros pratos que nos permitiram apreciar na plenitude a diversidade da cozinha de Rodrigo Castelo nesta Taberna Ó Balcão. Os Croquetes de Rabo de Boi com Mostarda Matizada, o Coelho de Escabeche e a Lombeta com Trilogia de Batata Doce, são já pratos clássicos que têm sempre lugar reservado na carta.
Além do apuro das preparações, a Taberna Ó Balcão saúda-nos com um serviço simpático e eficiente e preços muito cordatos. A oferta vínica assenta essencialmente nos nectares da região, o serviço é bom, também a copo, mas penso que existe espaço para melhorar a carta.
Penso que esta publicação demonstra bem a razão do meu entusiasmo pela cozinha de Rodrigo Castelo, é que não são muitos os restaurantes que me levam a fazer 150 km num dia de semana para jantar e regressar noite dentro com um sorriso nos lábios.
Taberna Ó Balcão
Rua Pedro de Santarém 73, Santarém
Tel: 243 055 883
Email: [email protected]
Fecha aos Domingos
Preço médio sem vinho: 20€ (menos se em modo petisco)