Há dias, ouvia Beatriz Machado, directora de vinhos do Yeatman, no excelente programa “O Mundo dos Vinhos”, que está a passar no 24 Kitchen, dizer que o Douro está cheio de recantos secretos prontos a serem descobertos. Isto enquanto servia um Porto na Quinta de Nossa Senhora do Carmo, a Joaquín Gálvez Bauzá, o apresentador do programa.
Não pude deixar de me lembrar desse momento quando entrei na Quinta dos Padres Santos, na aldeia de Eira Queimada, em Tarouca.
Apesar de não estarmos propriamente no Vale do Douro, este agro-turismo, localizado nos antigos domínios da Ordem de Cister em Portugal, entre o Douro e o Varosa, é um segredo a descobrir numa visita à região.
Composta pela casa principal e dois moinhos de água convertidos em habitações, com interiores, de decoração contemporânea, que aliam o conforto dos dias de hoje em contraste com o lado mais rústico dos revestimentos a pedra e madeira, esta unidade tem no contacto com a natureza a sua grande mais valia. Os pomares, com cerejas lindíssimas, que os hospedes podem colher, o límpido riacho que cai em cascata junto aos moinhos, a piscina, o spa, os jardins, são algumas opções de lazer que a propriedade oferece.
Quando chega a noite, a casa principal – onde também se servem refeições por encomenda, confeccionadas com produtos caseiros da região – torna-se o centro das atenções, seja na sala da lareira para uma divertida tertúlia acompanhada por um Porto caseiro, ou para uma partida de snooker ou matraquilhos.
Nas imediações, podemos descobrir os excelentes espumantes da região de Távora-Varosa, com as Caves Murganheira muito próximas, ou o esplendor do Vale do Douro, que dista apenas 20 km. Em caso de dúvida, Cátia Gonçalves, a anfitriã, tem um conjunto de sugestões, do lazer ao comer e beber, imperdíveis.
Quinta dos Padres SantosLugar dos Cubos, Eira Queimada – Gouviães
3610-030 Tarouca (Douro)
Tel: +351 254 678 171; +351 913 509 757; +351 934 141 488
Email: [email protected]
Quartos duplos a partir de 75€.