É já na próxima sexta-feira, dia 22, que tem início mais um Festival do Vinho do Douro Superior. Durante três dias vai ser possível descobrir alguns dos melhores vinhos que se produzem em Portugal, num evento que já vai para a sua 4ª edição. Depois de algumas tentativas falhadas, este ano vou marcar presença e pessoalmente é com grande entusiasmo que regresso à região de onde tenho as primeiras recordações como apaixonado por vinhos. Foi em Figueira de Castelo Rodrigo que, em 2006, pela primeira vez visitei uma quinta com a curiosidade de saber mais sobre os seus vinhos, no caso a Quinta do Cardo. Lembro-me também dessa viagem, pela Beira Interior, Douro Superior e Trás os Montes, como a primeira onde o vinho teve uma palavra a dizer sobre o percurso da mesma. Desta feita, além de ir descobrir o evento e os muitos vinhos em prova, que terá lugar como habitualmente na Expocôa – Pavilhão de Exposições e Feiras, também irei visitar alguns produtores da região e, dos momentos que aguardo com mais expectativa, ser júri no Concurso de Vinhos do Douro Superior. Vai ser um fim de semana vínico intenso, por uma região que emocionalmente me diz muito. Prometo ir dando conta dos acontecimentos nas minhas contas pelas redes sociais.
Fica o comunicado de imprensa e respectivo programa:
Falta apenas uma semana para o início da 4.ª edição do ‘Festival do Vinho do Douro Superior’, marcada para o fim-de-semana de 22, 23 e 24 de Maio, em Vila Nova de Foz Côa. Uma iniciativa organizada pela Câmara Municipal de Vila Nova de Foz Côa, com produção da Revista de Vinhos, e que tem vindo a ajudar a afirmar a cidade como a “Capital do Douro Superior” e a sub-região do Douro Superior como produtora de vinhos de qualidade e com identidade e carácter muito próprios.
Uma vez mais, o ExpoCôa – Pavilhão de Exposições e Feiras foi o recinto escolhido pela organização para hospedar o festival, cujo cartaz já se encontra fechado. Ao longo dos três dias, os visitantes da feira (de entrada livre) poderão ficar a conhecer mais de 250 vinhos de cerca de 70 produtores, não só de Vila Nova de Foz Côa como dos concelhos vizinhos de Carrazeda de Ansiães, Figueira de Castelo Rodrigo, Freixo de Espada à Cinta, Mêda, São João da Pesqueira, Torre de Moncorvo e Vila Flor.
O programa conta com as tradicionais ‘Provas de Vinhos’, comentadas pelos jornalistas da Revista de Vinhos João Paulo Martins, que apresentará os ‘Grandes Brancos’ e ‘Grandes Tintos do Douro Superior’, e Luís Antunes, que escolherá os melhores vinhos do Porto. Nesta edição, o cartaz inclui ainda com uma ‘Prova de Azeites’, conduzida por Francisco Pavão, um dos profissionais mais conhecedor e conceituado no sector; uma mostra dos sabores da região, com os melhores produtos do Douro Superior; e música ao vivo, a cargo de João Pedro Pais, que actua na noite de Sábado, e do grupo Filandorra – Teatro do Nordeste, que apresenta dois espectáculos que têm o vinho como tema, como a peça As Bacantes, de Eurípedes.
Para a edição de 2015 são esperados mais de cinco mil visitantes. Estão já confirmados mais de trinta jornalistas e bloggers que darão eco do evento. A estes juntam-se também profissionais do comércio, que vão estar em Foz Côa para o Festival e para o ‘Concurso de Vinhos do Douro Superior’, também ele na sua 4.ª edição. A pensar nos profissionais do sector do vinho e do turismo, vai ter lugar um colóquio que, apresentado e moderado pelo jornalistas e crítico de vinhos e gastronomia Fernando Melo, vai ter como tema o ‘Vinho e Turismo do Douro Superior’.
FESTIVAL DO VINHO DO DOURO SUPERIOR 2015 – 22 A 24 DE MAIO
ExpoCôa – Pavilhão de Exposições e Feiras de Vila Nova de Foz Côa
Sexta-feira, dia 22 de Maio :: 17h00 às 22h00
17h00 . Inauguração Oficial do Festival
. Espectáculo ao Vivo: Filandorra – Teatro do Nordeste: Elegia ao Vinho… Chegada de Dionísios, Deus do Vinho e do Teatro, com o coro das Bacantes
18h00 . Prova Comentada: Grandes brancos do Douro Superior, por João Paulo Martins (Revista de Vinhos)
23h00 . Encerramento da Feira
23h00 . Espectáculo ao Vivo: Filandorra – Teatro do Nordeste: “As Bacantes” de Eurípedes
Sábado, dia 23 de Maio :: 15h00 às 22h00
9h00 . Prova do Concurso de Vinhos do Douro Superior
. Colóquio: ‘Vinho e Turismo no Douro Superior’ (programa detalhado abaixo) *
14h00 . Abertura da Feira
15h30 . Visita de Jornalistas à Feira
16h30 . Prova Comentada: Azeites do Douro Superior, por Francisco Pavão
18h30 . Prova Comentada: Grandes tintos do Douro Superior, por João Paulo Martins (Revista de Vinhos)
22h00 . Encerramento da Feira
. Concerto ao Vivo: João Pedro Pais
Domingo, dia 24 de Maio :: 14h00 às 20h00
14h00 . Abertura da Feira
15h30 . Prova Comentada: Portos do Douro Superior, por Luís Antunes (Revista de Vinhos)
17h00 . Anúncio dos resultados do 4.º Concurso de Vinhos do Douro Superior
20h00 . Encerramento da Feira
* Colóquio ‘Vinho e Turismo do Douro Superior’
09h00 . Abertura, por Fernando Melo (jornalista da Revista de Vinhos)
09h20 . Vinho e Turismo no Douro Superior, por João Marinho Falcão (Vinitur)
09h40 . A experiência da Sogrape
10h00 . Orador convidado: António Barreto
11h00 . Coffee-break
11h30 . Apresentação de Casos
11h30 . Casas do Côro, por Paulo Romão
11h50 . A Quinta de Ervamoira na estratégia da Ramos Pinto
12h10 . Quinta Vale d’Aldeia, por José Eduardo Conceição
12h30 . Debate