Tive o primeiro contacto com o sushi do Sushic no Adegga Summer Winemarket de 2012, quando os holofotes mediáticos ainda não o tinham descoberto. E apesar de sushi de fusão, com toppings e maioneses, não ser a minha praia, fiquei com boa impressão do que provei. Se eram capazes daquela qualidade num sushi corner inserido num evento de vinhos, deixavam as melhores expectativas para o seu restaurante.
Entretanto os utilizadores do Tripadvisor consideraram-no o segundo melhor restaurante de sushi fora do Japão, colocando o Sushic, o restaurante de sushi de fusão de Almada, no radar de todos, portugueses e estrangeiros, que gostam deste tipo de gastronomia. A “bomba” estoirou neste restaurante da margem sul, que depois deste anúncio se viu a braços com uma nova realidade, clientes à espera de mesa durante mais de uma semana. Algo muito pouco habitual em Portugal, mesmo no campeonato dos estrelados.
Agora, com a abertura do renovado Mercado de Algés (oh não, ainda há sites com música!), os visitantes deste novo espaço vão poder ter acesso à carta do reconhecido restaurante de Almada, aqui numa abordagem mais simples. Tempuras, latinhas de ceviche ou tártaros, temakis, makis e obviamente, os combinados de sushi e sashimi, perfazem a oferta da cozinha do Sushic Mercado, liderada pelo Chef Mário Ribeiro.
Para terminar, breve apontamento sobre o novo espaço de restauração em Algés, inserido no antigo mercado da Rua Luís de Camões. Reabilitado a partir da fórmula, qual galinha dos ovos de ouro, de rejuvenescimento dos antigos mercados, criando novas ofertas e atraindo novos públicos, o novo mercado de Algés, à semelhança de outros exemplos do género, enquadrou na perfeição a oferta tradicional com um moderno food court, proporcionando um novo polo de interesse para a população do concelho de Oeiras e de Lisboa ocidental. A oferta é diversificada, com cerca de 15 novas lojas além das bancas tradicionais já existentes e, pelas várias visitas que já tive oportunidade de fazer a este novo espaço, está a ter uma óptima aceitação. Agradável a grande esplanada que circunda o mercado, menos positiva a estreita zona de circulação do food court, que em hora de ponta se torna insuficiente para tanta gente. O futuro dirá se este estado de graça é apenas o apelo da novidade ou de sucesso duradouro.
Nota: Fotos de divulgação