A casa da Viscondessa do Espinhal, que no início do século XIX chegou a alojar as tropas do Duque de Wellington após derrotar o Marcehal Massena na batalha de Foz de Arouce, tornou-se em 2005 o primeiro Boutique Hotel de Portugal, conceito que até aí não estava muito familiarizado entre nós.
Ao antigo palácio brasonado do século XVIII acrescentou-se um novo edifício de estilo contemporâneo para constituir esta unidade hoteleira de quatro estrelas na cidade da Lousã, que conta com 46 quartos, metade no palácio e metade na ala nova.
O charme do lugar contrasta bem com a decoração mais moderna, num conjunto classificado como Património Histórico de Interesse Público, onde pontifica a bonita sala da Viscondessa que ainda mantém o tecto e alguns pormenores originais, inserida no espaço do restaurante a que dá nome. Sobre o restaurante falarei numa próxima publicação.
A envolvência, com a Serra da Lousã mesmo à nossa frente, é um dos maiores atractivos desta unidade, seja como ponto de partida para conhecer o património histórico da região, como o imponente Castelo de Arouce ou as encantadoras Aldeias de Xisto, seja para descobrir alguns bastiões da cozinha regional beirã, como O Burgo, ou a Ti Lena. Este último inserido no Talasnal, uma das mais bonitas aldeias de xisto.
Meliá Palácio da LousãLargo Viscondessa do Espinhal, Lousã
Tel: 239 990 800
Email: [email protected]
Aberto todo o ano
Quarto duplo entre 60€ e 120€(suites)