Uma das marcas que chegou recentemente ao mercado foi a mundialmente conhecida G.H. Mumm com os seus famosos vinhos de Champanhe. A marca francesa, pertença do universo Pernod Ricard, é um dos maiores produtores de Champanhe e chega ao mercado da Ribeira em modo pop-up pelo período de dois meses.
O Mercado da Ribeira está diferente, mais tranquilo, diria que mais adulto. Depois da euforia inicial e respectivas enchentes, o espaço está mais arrumado, mais cativante, mais limpo. Algumas bancas fecharam, outras abriram, mas a verdade é que o mercado continua a ser uma referência para lisboetas e turistas.
Uma das marcas que chegou recentemente ao mercado foi a mundialmente conhecida G.H. Mumm com os seus famosos vinhos de Champanhe. A marca francesa, pertença do universo Pernod Ricard, é um dos maiores produtores de Champanhe e chega ao mercado da Ribeira em modo pop-up pelo período de dois meses.
Rita Cabral, brand manager da Pernod Ricard, a apresentar o novo espaço da G.H. Mumm, que pretende aproximar os visitantes do mercado ao consumo de champanhe através de uma experiência descontraída.
E para provar que o consumo de champanhe no Mercado da Ribeira não só é possível, como faz todo o sentido, desafiaram o…
…Chef Miguel Castro e Silva a preparar uma degustação de vários pratos em harmonia com os champanhes Mumm.
Antes das harmonizações ainda houve tempo para uma divertida aula de como abrir correctamente uma garrafa de champanhe.
Depois da Vichyssoise de Bacalhau (sem foto), chegou a Trouxa de Cherne com Mel,…
…ambos harmonizados pelo Cordon Rouge Bruto. O vinho mais clássico da casa, que se tornou a sua imagem de marca. O Cordon Rouge é um champanhe bruto e nasce a partir de um blend de 45% de Pinot Noir, 30% de Chardonnay e 25% de Petit Meunier. Aroma limpo com subtis notas de frutos secos, na boca mostra-se fresco, equilibrado, num final de boa persistência.
Depois o momento alto da apresentação, gastronomicamente falando, claro está. O Ceviche de Salmão com Maçã Verde e o Grand Cru Blanc de Blancs. O prato estava muito bom, com a maçã verde a entrar muito bem na preparação e combinou da melhor maneira com o vinho. O Blanc de Blancs da G.H. Mumm é um 100% Chardonnay de vinhas grand cru que chega de Cramant, na região de Champanhe. Impressiona no estilo. Leve, elegante, cremoso, com sugestões de brioche e bolha muito fina. Uma tentação. Antes do Ceviche, harmonizou ainda com umas bolachinhas de parmesão.
O Le Demi-Sec (blend de Champanhe – Pinot Noir, Chardonnay e Petit Meunier) acompanhou umas Bolinhas de Alheira, numa harmonização arriscada que não foi totalmente bem sucedida. A doçura do vinho passou um pouco por cima do sabor forte da alheira, talvez a dizer-nos que este é um vinho mais talhado para bolos e sobremesas.
Para terminar, a Tartelete de Framboesa com Zabaione de Champanhe Rosé (deliciosa)…
…com o Brut Le Rosé (60% Pinot Noir, 20% Chardonnay e 20% Petit Meunier), frutos vermelhos, redondo, bolha fina,…
…e os Suspiros com Coulis de Morango.
Rita Cabral, Jean François Collobert, diretor geral da Pernot Ricard em Portugal, Inês Penalva, brand manager na Pernot Ricard e o Chef Miguel Castro e Silva.