Localizado na freguesia do Luso, concelho da Mealhada, e inserido na beleza única que é a Mata Nacional do Bussaco, o Palácio do Bussaco foi mandado construir pelo Rei D. Carlos nos finais do século XIX e mais tarde, em 1917, convertido em hotel de cinco estrelas.
A oportunidade dos hospedes poderem dormir num verdadeiro palácio, com toda a carga histórica que o espaço mantém, é ainda hoje um dos principais atractivos desta unidade. Decorado e mobilado com um rico recheio de obras de arte e painéis de azulejo, permite uma viagem pela história de Portugal desde o século XIX aos dias de hoje.
Outro dos pontos de interesse deste hotel são os vinhos do Bussaco. Alexandre de Almeida, fundador da cadeia que ficou responsável pela exploração do palácio (presentemente na posse do Grupo Lágrimas), quis, à semelhança dos grandes Chateaux franceses, produzir um vinho próprio com o nome do hotel. Os vinhos do Bussaco são muito particulares, pela autenticidade e elegância que apresentam tornaram-se autênticas lendas, comparados por muitos aos grandes Bordéus. Nesta ocasião tive a oportunidade de provar, entre outros, o excelente Branco de 2001, que é um bom exemplo do esplendor destes vinhos.
Sobre os vinhos e a refeição que fiz no Restaurante João Vaz, agora com novo fôlego através da mão do Chef Dionísio Ferreira (ex Quinta das Lágrimas), falarei em pormenor numa próxima publicação.
Apesar de se poder questionar se as instalações e os quartos em particular estão ao nível de um hotel de cinco estrelas, não há dúvida que estamos perante uma experiência única, num universo imaginário, onde essas questões são sobejamente ultrapassadas pela magia do lugar e o profissionalismo e simpatia com que somos recebidos.
Bussaco Palace Hotel
Mata do Bussaco, 3050-261, Luso, Mealhada
Tel: +351 231 937 970
Email: [email protected]