O leilão da garrafa de Porto Ferreira Vintage 1815, batizado pelos ingleses de Waterloo Vintage na sequência da Vitória do Duque de Wellington, terá lugar na Torre de Londres, no próximo dia 7 de Maio, no âmbito das comemorações do bicentenário da célebre batalha. O valor arrecadado pela garrafa de Vinho do Porto mais antiga da Ferreira será doado à APELA – Associação Portuguesa de Esclerose Lateral Amiotrófica.
É já no próximo dia 7 de Maio que a Porto Ferreira vai levar a leilão, em Londres, uma garrafa de um dos mais antigos e aplaudidos Vinhos do Porto Vintage, o celebrado “Waterloo Port”, de 1815. O leilão, conduzido pela prestigiada casa Sotheby’s, decorre no âmbito das comemorações do bicentenário da Batalha de Waterloo, onde o Duque de Wellington pôs termo ao império de Napoleão. O local escolhido para a cerimónia remete-nos precisamente para Arthur Wellesley, pois anos mais tarde o Primeiro Duque de Wellington viria a ser guardião da Torre de Londres.
Respeitando o espírito solidário e as preocupações sociais de Dona Antónia Adelaide Ferreira (1811-1896), a verba apurada com a venda desta garrafa rara e excepcional de Porto Ferreira reverterá na íntegra para a Associação Portuguesa de Esclerose Lateral Amiotrófica (APELA).
Vindimado em 1815 e engarrafado uns anos mais tarde, é justamente graças a Dona Antónia que hoje temos a raríssima oportunidade de apresentar o vinho mais antigo da Ferreira. “Adorada e respeitada pela sua visão e filantropia, a garrafeira histórica das Caves Ferreira é obra sua e constitui um elemento incontornável na história do Vinho do Porto”, afirma Fernando Guedes, atual CEO da empresa. Relembrando o que já comentara por altura do anúncio deste leilão, em Janeiro deste ano, Fernando Guedes, destaca “a importância da história para elevar a reputação atual do Vinho do Porto”.
“Por todas estas razões, e pela elevada expectativa que desde logo anunciámos, esta é uma iniciativa que muito nos orgulha porque promete não só apoiar uma grande causa, mas reforçar o papel do Vinho do Porto como verdadeiro embaixador de Portugal”.