Apaixonante Rioja. As expectativas estavam ao alto, muito criadas por tudo o que a região representa no mundo do vinho, mas nada nos preparou para o que íamos encontrar. Umas das mais importantes regiões produtoras de vinho do mundo, umas das mais antigas também, soube modernizar-se e adaptar-se aos novos tempos, criando um conjunto de atracções, capaz de captar visitantes dos quatro cantos do mundo.
O enoturismo, obviamente, é uma importante peça desta engrenagem, mas a região soube, de forma exemplar, captar visitantes com interesses nas mais variadas áreas. Da gastronomia à arquitectura, da religião às suas gentes, da cultura ao património, uma sintonia de ofertas que proporcionam uma experiência verdadeiramente memorável. A proximidade ao País Basco, com as vibrantes Bilbao e San Sebastian, também é uma peça fundamental em toda esta equação.
Este pequeno apontamento servirá de introdução para um conjunto de posts que irão surgindo, à medida que a disponibilidade e a disposição ditarem, sobre alguns dos momentos mais marcantes desta viagem. Espero que gostem, pelo menos tanto como eu vou gostar de os escrever. Saludos.